sexta-feira, 1 de março de 2013

Histórico da Instituição.

É extremamente relevante contemplar a caminhada a qual nossa instituição percorreu. A origem desta escola, a descrição de como se deu sua criação para que seja compreendida historicamente sua caminhada até os dias de hoje e para que se mantenham à luz de suas finalidades, as reais intenções de sua existência.


1. HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO:

Os três bairros: Maria da graça, Jardim e Gaúcho careciam de um espaço além da casa para seus filhos. Um espaço em que fosse possível a interação e construção de conhecimentos variados para as crianças. Este anseio pairava na comunidade e o governo da época foi sensível para perceber esta necessidade como uma responsabilidade pública.

A EMEI Irmãs Bernardinas foi vislumbrada em 2006, quando, na época, o Senhor Prefeito João Carlos Machado determinou que a Secretária do Trabalho e Ação Social Jussara Warlet Machado transferisse a responsabilidade do prédio da Instituição Centro de Geração de Renda para a Secretaria Municipal de Educação- SME. Na época, quem administrava a referida secretaria era o Educador Milton Silveira Pereira.

A partir do pleito dos moradores do Bairro Maria da Graça, que sediava o Centro de geração de Renda, o Governo municipal, em reunião, decidiu pela criação de uma escola de educação infantil para atender as crianças das comunidades dos bairros gaúcho, Maria da Graça e Jardim, através da proposta responsável e inovadora que este governo implantou na educação municipal.

Na gestão do Prefeito Ernesto Molon, da Secretária Municipal do Trabalho e Ação Social Laci Meinard e do Secretário Municipal de Educação Milton Silveira Pereira, inicia-se o processo de adaptação para o credenciamento e autorização da nova escola, no antigo prédio do Centro de Geração de Renda.

No ano de 2007, o Prefeito Ernesto Molon delega competência ao secretário de educação para que peça autorização à Congregação das Irmãs Bernardinas a fim de que concedesse o nome Irmãs Bernardinas a este educandário, cumprindo assim, o desejo da comunidade camaqüense em homenagear as corajosas irmãs que contribuíram com a educação deste município por várias gerações. A solicitação foi aceita e este passou a ser o nome da escola.

Para dirigir esta instituição, foi indicada pelo poder público municipal, a Educadora Eliane Mancilha em 06 de fevereiro de 2008, que a partir desta data assume o importante papel de tornar o espaço, que outrora era usado para outra finalidade, possível e atraente para receber crianças de 3 a 5anos. Em seguida, as educadoras Maria Elizabeth Mendes Danelon, Luciani Raubach e Cátia Goulart Martins agregaram-se a equipe e a grande empreitada que era transformar o espaço físico e planejar as ações pedagógicas para o início das atividades letivas.

Durante o mês de fevereiro de 2008, houve grande movimentação dos profissionais para transformar o ambiente, organizar espaços, fazer pinturas, mobiliar, equipar com jogos, material de expediente, de cantina, e tudo que fosse necessário para um bom funcionamento, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação e outras parcerias com a comunidade local. Esta preocupação das profissionais com a adaptação espacial da escola, com a estética, com a construção de ambientes atrativos e ao mesmo tempo estimuladores já revelava que a escola teria características peculiares e seria fundamentada através de bons críticos da educação.

O espaço existente, sendo alvenaria, com uma infra-estrutura de trezentos metros quadrados, foi distribuído em duas salas de atividades, uma sala de direção e supervisão, uma sala de atividades múltiplas, secretaria, banheiros infantil masculino e feminino adaptados para alunos com necessidades educativas especiais, refeitório, cozinha, almoxarifado e área coberta.

O pátio espaçoso foi pintado e nele acrescentado alguns brinquedos infantis na parte da frente do prédio.

Os diversos materiais e mobiliários foram distribuídos entre as salas que são amplas, arejadas e apresentam boa luminosidade.

Paralelamente a esta estruturação física, a escola foi unindo-se e adaptando-se aos órgãos que garantiriam a legitimidade do trabalho que ali seria realizado: Alvará de Licença para localização e Funcionamento, Referencial Curricular Nacional Educação Infantil, Conselho Municipal e Estadual de Educação e suas exigências, Licença da vigilância Sanitária, LDB 9394/96.

No dia 10 de março de 2008, a escola abre suas portas para 25 crianças de 2 anos e meio a 4 anos: famílias e crianças ansiosas, direção e professores entusiasmados era o retrato do primeiro dia de aula deste educandário.

A partir deste momento, muitas reuniões pedagógicas da Equipe Escolar aconteceram para se alinhavar fazeres no intuito de transformar a escola num ambiente para todos: para os colaboradores, para os alunos, para as famílias e para a comunidade. Conforme se passavam os dias, crianças, pais, comunidade e professores estabeleciam um vínculo de confiança e de parceria entre si.

Ao sentirem-se valorizadas e cada vez mais parte do processo escolar, as famílias uniram-se à Escola para buscar recursos materiais afim de complementar nas necessidades pedagógicas e de manutenção da escola.

O envolvimento das famílias na promoção de educação às crianças depende do tipo de relação que a escola tem com estas. No dia 02 de abril de 2008, à Rua Arlindo Cardoso, nº 181, sob a lei de criação 1080/2007 de 18/09/2007, a escola tem seu evento de inauguração: autoridades do governo, personalidades do município e toda comunidade se fizeram presentes. Na ocasião, o Prefeito Ernesto Molon e o Secretário de Educação Milton Silveira Pereira delegaram à Diretora Eliane Mancilha as responsabilidades administrativas e pedagógicas do educandário. A referida diretora, por sua vez manifestou sua imensa satisfação e entrega a este ofício prometendo à comunidade atender as expectativas e lutar por melhores condições de educação e de vida para todos.

A partir deste evento houve muita procura por vaga e com os passar dos meses, o trabalho da escola começou a repercutir positivamente e em muito pouco tempo, já se tornou uma escola referência no atendimento à criança pequena. No final de 2008 já haviam 70 crianças matriculadas nos turnos manhã e tarde.

A primeira Proposta Pedagógica da escola foi construída ao longo de 2008 a partir das investigações das necessidades da comunidade, das crianças enquanto sujeitos do processo educativo e das leis que regem a educação nacional.

Esta proposta contemplava um ensino baseado em diferentes correntes teóricas, mas, a partir da sugestão da Secretaria Municipal de Educação, a “Teoria das Inteligências Múltiplas” era o carro chefe da ação pedagógica diária das Escolas de Educação Infantil do município. Tinha como objetivo contribuir para o desenvolvimento integral da criança, com ênfase na autonomia e na aquisição de competências, aprimorando o desenvolvimento intelectual e moral respeitando seus diferentes modos de pensar.

O “Projeto Piloto”, que faz parte da Proposta Pedagógica da escola, sempre busca temas relevantes e significativos para ser desenvolvido ao longo de um ano letivo. Este sempre tem objetivos globais que perpassam o planejamento diário dos professores e são transdisciplinares, ou seja, transcendem o espaço escola sendo ações que repercutem na comunidade camaquense.

Em 2009, com a posse da nova gestão da Secretaria Municipal de Educação, que tinha como secretário o Senhor Jorge Jardim e as Supervisoras da Educação Infantil Jussara Haas e Sandra Machado, a escola se viu diante de um grande desafio: conhecer, estudar e adequar o espaço físico, adquirir materiais específicos para uma nova forma de ensinar e aprender. Foi o Método Montessoriano que trouxe uma grande contribuição para o desenvolvimento dos alunos. Meses depois, percebeu-se que a inserção de mais este fazer na metodologia dos professores trouxe bons resultados na qualidade da aprendizagem. E através de pesquisas, a certeza do ganho pedagógico das escolas com o Método Montessoriano se revelou.

Este fazer Montessoriano se apresentará detalhadamente nesta reestruturação da Proposta Pedagógica.

Um grande marco na história da escola foi a Inauguração da Biblioteca Maria Elizabeth Mendes Danelon, que aconteceu junto a II Feira Literária em setembro de 2010. Este nome foi uma merecida homenagem à primeira supervisora da escola que muito contribuiu em sua estruturação física e pedagógica. Com este espaço estruturado, muitas estratégias no quesito linguagem a partir daquela data se tornaram possíveis.

Por determinado tempo, a primeira proposta da escola deu conta de contemplar seus objetivos, mas partindo do pressuposto que a educação é um processo dinâmico, mutável e provisório, está sendo necessário conceber a escola sob uma ótica ainda mais global e contemporânea.

Hoje, final de 2011, com três anos e meio de existência, a EMEI Irmãs Bernardinas vive uma nova realidade educacional: já somam-se 120 crianças entre 3 e 5 anos distribuídas nas turmas Maternal, Pré-nível 1 e Pré-nível 

Algo que deixou a escola muito entusiasmada, que a mesma já tem em mãos e já foi licitado, foi o projeto de ampliação da escola para que seja possível receber mais 80 crianças em 2012.

Percebe-se que a clientela mudou, se tornou mais exigente, acompanha de forma mais efetiva o trabalho da escola e avalia a qualidade dos avanços de seus filhos em relação aos aspectos pertinentes a um ensino infantil: relacionamento interpessoal, autonomia, psicomotricidade, valores, atitudes, boas maneiras, organização, linguagem, criticidade.

A verdade é que as crianças desta escola, com as dimensões que são trabalhadas e a forma que se organizam pedagogicamente tornam-se ativas, autônomas, curiosas e espontâneas. E a pergunta entre os profissionais é a mesma: Como dar conta de todas as necessidades do universo infantil?

Somente com uma proposta bem adequada aos interesses e necessidades das crianças, com o respeito à individualidade de cada uma, com uma seleção de conteúdos condizentes com o que a sociedade de hoje exige como ferramenta para resolver situações que se apresentam ao longo da vida é que a escola continuará trabalhando em prol de tamanha responsabilidade.