Concepções do corpo
docente da EMEI Irmãs Bernardinas sobre o papel do professor:
·
Planejar as aulas;
·
Analisar os alunos;
·
Encantar o aluno, facilitando o processo de
ensino-aprendizagem;
·
Ser ético.
Professora Fernanda
·
Pesquisar diferentes recursos e utilizá-los no
cotidiano escolar;
·
Compreender e trabalhar as dificuldades dos
alunos;
·
Desafiar e questionar a turma;
·
Proporcionar diferentes atividades que trabalhem
o cognitivo, psicomotor e emocional do grupo;
·
Dividir suas ideias para o grupo (colegas),
acrescentando ao cotidiano escolar.
Professora Vitória
·
Responsabilizar-se pela aprendizagem dos alunos;
·
Proporcionar atividades que estimulem o tato, a
audição, a visão, o olfato e as regras de convívio;
·
Participar das atividades da escola.
Professora Renata
·
Planejar e desenvolver atividades questionadoras,
práticas e criativas a fim de atingir os objetivos propostos a seus alunos;
·
Ser o mediador, observador, orientador do
conhecimento e da aprendizagem dos alunos;
·
Seguir as normas propostas desenvolvidas na
escola buscando estar sempre cooperando para o bom andamento da mesma.
Professora Anelise
·
Estimular o desenvolvimento dos seus
alunos/preparar;
·
Mediar o processo de ensino-aprendizagem,
educar;
·
Argumentar, desafiar, criar situações para
motivar;
·
Interagir com os alunos;
·
Planejar, pensar e construir materiais,
jogos,...;
·
Registar, cuidar;
·
Desenvolver hábitos, atitudes, cidadania,
possibilidades;
·
Ouvir, falar, organizar.
Professora Luciani
·
Ser o mediador do processo de
ensino-aprendizagem, sempre disposto a mudar e modificar seu método quando necessário.
Professora Cátia Goulart
·
Orientar a aprendizagem dos alunos e zelar pela
mesma;
·
Contribuir para o aprimoramento da qualidade do
ensino;
·
Respeitar e cumprir os dias letivos e horas-aula
estabelecidos.
Professora Cátia Andréia
·
Participar ativamente da vida escolar;
·
Utilizar no processo de ensino-aprendizagem, os
métodos adequados à sua turma buscando aperfeiçoamento constante para melhorar
sua prática pedagógica, tendo em vista o desenvolvimento, necessidades,
angústias e sucessos do aluno;
·
Avaliar o educando de forma responsável, permanente
(diariamente) e consciente;
Professora Ana Gabriela
·
É o mediador da construção do conhecimento do
aluno através da sua prática pedagógica e do seu planejamento.
Professora Rudnéia